;

fique por dentro

3 alimentos que hipertensos não podem comer

Esta questão é um fato: a hipertensão arterial é considerada um problema de saúde pública¹. Por causa de sua magnitude e pela dificuldade de controle, a hipertensão proporciona diversos estudos para entender melhor as procedências desse caso.

Um dos aspectos que contribui para o desenvolvimento dessa doença, e já foi confirmado por análises de estudos, é o fator alimentar¹. Mas, mesmo sendo quase difícil saber qual é a alimentação mais adequada para os portadores de hipertensão, existem alguns alimentos que devem ser evitados para que a condição do portador não piore

Foi pensando nisso que nós, da Saúde Fácil, separamos três alimentos que hipertensos não podem comer. A nossa ideia é facilitar seu dia a dia. Assim, sua vida será mais saudável e muito mais feliz. Vamos conferir?

 

Sal

Com a vida rotineira corrida, muitas vezes fica difícil de controlar o que comemos, principalmente o nível de sódio que podemos consumir diariamente¹. Mas, mesmo assim, é muito importante ficar de olho no consumo desse alimento, já que estudos indicam que a grande ingestão de sal na dieta pode aumentar os níveis de pressão, independente da idade¹.

 

Potássio

De acordo com pesquisas, um dos fatores que contribuem para a elevação de níveis de pressão é o consumo de alguns alimentos que contém potássio¹. Os cereais, como aveia e feijão, e os vegetais, como batata e beterraba, são grandes portadores desse elemento.

 

Comidas gordurosas

Como comidas que contêm óleos e muito gordurosas são praticamente cortadas da dieta, a dica é utilizar ácidos graxos insaturados, como óleos de peixe e naturais, do tipo azeite de oliva, canola, abacate e amendoim, por exemplo, já que esses elementos são considerados ajudam a manter a pressão arterial na medida ideal².

Por causa disso, é muito importante que os hipertensos tenham uma alimentação saudável, baseados em muitas frutas e vegetais e pobres em gordura¹. Uma dica é a Dieta DASH que conta com uma variedade balanceada de alimentos. Outro ponto que sempre deve ser levado em consideração é a prática das atividades físicas para controlar a hipertensão².

Esperamos que você tenha gostado do nosso texto. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe seu comentário, ficaremos felizes de responder você! Até a próxima.

 

Referências:

1. Molina MCB, Cunha RS, Herkenhoff LF, Mill JG. Hipertensão arterial e consumo de sal em população    urbana. Disponível em [https://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102003000600009#back10].

2. Malachias MVB, Souza WKSB, Plavnik FL. 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2016;   107(3Supl.3):1-83. Disponível em [http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2016/05_HIPERTENSAO_ARTERIAL.pdf].

localize a farmácia mais perto