;

fique por dentro

Quais são as frutas que diabéticos podem comer?

Definido como síndrome de causas múltiplas que decorre da falta de insulina e/ou incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos, a diabetes possui complicações crônicas e agudas¹.

Por causa disso, os diabéticos acabam incorporando determinadas necessidades no dia a dia para manter essa etiologia controlada¹, ou seja, os diabéticos precisam manter uma dieta supervisionada de acordo com a sua vertente da doença.

Contudo, em alguns casos, muitas pessoas acabam deixando de ingerir frutas que agora podem fazer mal para a sua saúde. Mas sempre surge aquela dúvida: quais são as frutas que os diabéticos podem comer?

Para responder essa pergunta, fizemos um texto tratando sobre o assunto e listando as frutas que os diabéticos podem comer. Quer saber quais são? Continue lendo o texto!

 

Dicas sobre alimentação

O maior desafio para os diabéticos é conseguir manter o nível da glicemia dentro dos parâmetros indicados¹. Para que isso dê certo, como já falamos, é necessário que haja integração entre a alimentação e os demais cuidados que o paciente deve tomar.

Já que pode ocorrer uma mudança drástica na alimentação da pessoa portadora de diabetes como, por exemplo, o corte total de doces na dieta alimentar, é comum que aconteça um conflito entre o desejo de comer algo e necessidade de se manter dentro dos padrões da dieta².

Conheça melhor sobre os tipos de diabetes!

Sobre as frutas

Para resumir, todas as frutas podem ser consumidas pelas pessoas com diabetes. No entanto, não podem ser comidas em excesso já que isso aumenta as chances da glicemia aumentar. Separamos uma lista de categorias essenciais³ que devem ser consumidas a partir das frutas:

 

  • alimentos ricos em vitamina C: consumidas preferencialmente inteiras, as frutas com vitamina C são ótimas para tomar um suco feito na hora! Laranja, abacaxi, goiaba, melão e kiwi são algumas da opções de frutas ricas em vitamina C!
  • alimentos com fibras: já que não fornecem calorias, mas possuem uma função essencial para o sistema gastrointestinal, as frutas ricas em fibras como goiaba, maçã, pera e abacate, não podem ficar de fora da alimentação das pessoas com diabetes;
  • alimentos com vitamina A: de extrema importância para o organismo, as frutas como mamão e manga são boas para manter a saúde do corpo sempre em dia!

 

Mesmo com essas dicas de frutas que o diabético pode comer, é válido salientar que todo caso é particular, sendo o médico especialista quem deve informar quais são os alimentos corretos, visando o cardápio variado, balanceado, mas dentro dos limites de cada pessoa¹.

Agora que você já sabe tudo sobre quais as frutas que os diabéticos podem comer, que tal conferir mais a respeito de açúcar para diabéticos: o que pode e como incluir na alimentação? Entenda melhor sobre a diabetes e não esqueça de comentar o que achou sobre o conteúdo! Até mais!

 

Referências:

1 - Bachion MM, Pontieri FM. Crenças de pacientes diabéticos acerca da terapia nutricional e sua influência na adesão ao tratamento. Ciência & Saúde Coletiva, 15(1):151-160, 2010. [Disponível em: https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1413-81232010000100021&script=sci_arttext&tlng=pt]

2 - Santos ECB, Zanetti ML, Otero LM, Santos MA. O cuidado sob a ótica do paciente diabético e de seu principal cuidador. Rev Latino-am Enfermagem 2005 maio-junho; 13(3):397-406. [Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v13n3/v13n3a15]

3 - Departamento de Nutrição e Metabologia da SBD. Manual de Nutrição: Pessoa com Diabetes. São Paulo, 2009. [Disponível em: https://www.diabetes.org.br/publico/pdf/manual-nutricao-publico.pdf ]

localize a farmácia mais perto