;

fique por dentro

Qual o correto tratamento para diabetes?

Para o correto tratamento do diabetes, o paciente precisa manter uma vida saudável e o controle da glicemia sempre em dia, a fim de evitar possíveis complicações da doença. Os principais cuidados para tratar o diabetes incluem:

Exercícios físicos:

A atividade física é essencial no tratamento do diabetes para manter os níveis de açúcar no sangue controlados e afastar os riscos de ganho de peso. A prática de exercícios deve ser realizadas de três a cinco vezes na semana. Porém, os pacientes com diabetes devem sempre combinar com seus médicos quais são as melhores opções. Lembrando que o ideal é privilegiar atividades físicas leves, pois quando o gasto calórico é maior do que a reposição de nutrientes após o treino, pode haver a hipoglicemia.

Controle da dieta

Pessoas com diabetes devem evitar os açúcares simples presentes nos doces e carboidratos simples, como massas e pães, pois eles possuem um índice glicêmico muito alto. Os carboidratos devem constituir de 50 a 60% das calorias totais ingeridas pela pessoa com diabetes, preferindo-se os carboidratos complexos (castanhas, nozes, grãos integrais) que serão absorvidos mais lentamente.

Verificar a glicemia

No diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2 é importante verificar sua glicemia em casa. Para fazer essa medida é necessário ter em casa um glicosímetro, dispositivo capaz de medir a concentração exata de glicose no sangue.

O médico ou outro profissional que trabalhe com diabetes ajudará a definir um cronograma de testes feitos em casa. O médico o ajudará a definir as metas relativas às taxas de glicose do paciente, que deve se basear nos resultados dos testes para alterar as refeições, suas atividades ou os medicamentos e, assim, manter os níveis de glicose normalizados. Este procedimento pode ajudar a identificar as altas e as baixas taxas de glicose no sangue antes que causem problemas.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas

O consumo de álcool não é proibido, mas deve ser moderado e sempre acompanhado de um alimento, pois o consumo isolado pode causar hipoglicemia. Por isso é importante fazer o monitoramento de glicemia antes e depois de consumir bebidas alcoólicas. Cuidado com cervejas e bebidas doces ou à base de carboidratos. Elas têm alto índice glicêmico e podem aumentar a glicemia.

Controle o estresse

Pessoas com diabetes têm maiores chances de ter ansiedade e depressão. Os pacientes podem sentir uma sensação de ansiedade em relação ao controle da glicemia, tomada da medicação, dieta e controle do peso.

Corte o cigarro

Diabetes e cigarro multiplicam em até cinco vezes o risco de algumas complicações, portanto é um hábito que deve ser abandonado.

Cuide da saúde bucal

A higiene bucal após cada refeição para o paciente com diabetes é fundamental. Isso porque o sangue dos portadores de diabetes, com alta concentração de glicose, é mais propício à proliferaçãode de bactérias. Realizar uma boa escovação e ir ao dentista uma vez a cada seis meses é essencial.

Bibliografia consultada:

1) Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Asma [Internet]. 2016 [acesso em 12 Jul 2016]. Disponível em: http://sbpt.org.br/espaco-saude-respiratoria-asma/.

2) Stirbulovd R. Diretrizes Brasileiras Para O Manejo Da Asma [Internet]. J Bras Pneumol. 2006 [acesso em 12 Jul 2016]. Disponível em: http://www.aipro.info/drive/File/170.PDF.

localize a farmácia mais perto