;

fique por dentro

Cansaço respiratório infantil / Dor no peito em crianças

Uma preocupação que acaba tomando conta da rotina familiar¹ ​é quando os filhos passam a relatar que estão sentindo dores no peito e estão se cansando muito rápido ao fazer qualquer tipo de esforço físico e escolar. Por causa das características físicas e imunológicas das crianças, ​é muito comum que elas sejam mais vulneráveis à doenças respiratórias que, consecutivamente, dão origem ao sintomas de dor no peito e cansaço respiratório². 

Contudo, existem diversas possíveis causas para esses sintomas se manifestarem e, por causa disso, ​vamos explicar brevemente por que a dor no peito se revela e quais são as possíveis causas para que isso aconteça​. Dor no peito: por que se manifesta? Pode parecer com uma sensação de mal-estar na região superior do tronco, como já dissemos, a manifestação da dor no peito ocorre por diversos motivos. Entre todos os              diagnósticos que pode ser dado o​ mais comum é a asma​. 

Por se tratar de uma doença inflamatória, a asma é o aumento da sensibilidade brônquica quando o sistema respiratório entra em contato com algo que a criança tem uma possível alergia³.​Justamente por causa dessa inflamação, os sintomas mais comuns são tosse noturna ou ao realizar atividades físicas, escarrar mucos e a dor no peito³​. 

A dor acontece devido comprometimento das vias aéreas que reduz seu diâmetro e, conseqüentemente, aumenta o trabalho respiratório, ou seja, há dificuldade tanto na entrada, como na saída de ar dos pulmões². As possíveis causas de dor no peito Além dos problemas respiratórios, existem outros problemas que podem causar dor no peito. Alguns deles são¹: 
 
● problemas psicológicas, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico;

● problemas cardiovasculares, como angina e infarto;

● problemas gastrointestinais incluindo refluxo e úlcera;  

● deformidade torácica, distensão muscular e outros problemas músculo-esqueléticos;

● doenças Idiopáticas; 
 
Porém, essas outras causas de dor no peito são muito mais incomuns entre as crianças¹​, o que pode facilitar na hora de dar o diagnóstico correto às crianças. Cuidados importantes Caso a criança tenha asma ou algum outro problema que leve o pequeno a ter dores no peito, ​deve-se ter cuidado com a rotina escolar e de atividades físicas para que essas dores não se torne um problema crônico​¹  e até mesmo agravar a situação. 

Outro cuidado muito importante que você deve ter com relação ao seu filho caso ele tenha dores no peito é ​consultar um médico especialista​¹. Nesse caso, é comum o médico pedir informações a respeito do histórico familiar e pedir exames específicos para descobrir a real causa da dor no peito¹. 

Esperamos que esse texto tenha ajudado você a entender melhor sobre os sintomas e possíveis causas de dor no peito em crianças. Se quiser saber mais sobre a asma, consulte nossa página contendo diversos ​conteúdos sobre asma​!  
 
Referências: 
 
1 - Pfeiffer, MET. Dor Torácica na Infância e Adolescência: Por que, Quando e Como Avaliar o Coração?. Rev DERC. 2012;18(3):86-90. [Disponível em: http://departamentos.cardiol.br/sbc-derc/revista/2012/18-3/pdf/Rev18-3-pag86.pdf​] 

 2 - Piva JP, Garcia PCR, Santana JCB, Barreto SSM. Insuficiência respiratória na criança. Jornal de Pediatria. 0021-7557/98/74 - Supl.1/S99. [Disponível em: http://www.jped.com.br/conteudo/98-74-S99/port.pdf​]

 3 - Teldeschi ALG, Sant’anna CC, Aires VLT. Prevalência de sintomas respiratórios e condições clínicas associadas à asma em escolares de 6 a 14 anos no Rio de Janeiro. Rev Assoc Med Bras 2002; 48(1): 54-9 [Disponível em: ​http://www.scielo.br/pdf/%0D/ramb/v48n1/a30v48n1.pdf​]  

localize a farmácia mais perto