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Exercícios para diabéticos: como ajudam no tratamento da doença?

Caracterizada como uma doença crônica e sem cura, o diabetes é conhecido desde as sociedades mais antigas, se caracterizando como uma doença metabólica que aumenta a glicose ou o açúcar na circulação sanguínea¹.

Mas, mesmo sendo uma doença sem cura, é possível controlar e também prevenir o diabetes a partir de exercícios físicos¹. Se você quer saber como essas atividades ajudam no tratamento da doença, veja abaixo um texto completo com diversas informações a respeito. Confira:

Por que os exercícios físicos ajudam?

Como já dissemos, o diabetes é uma doença metabólica que influencia diretamente a quantidade de glicose que o corpo deve produzir. Existem diversos fatores que podem influenciar o desenvolvimento dessa doença, mas um dos mais comuns é a falta de atividade física, já que a obesidade e a alimentação irregular são fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2¹.

Já no caso do diabetes de tipo 1, a doença ocorre devido à produção  de anticorpos do indivíduo contra a age de maneira autoimune contra a própria produção de insulina do corpo² ou das células que a produzem. O exercício físico pode ajudar a manter a qualidade de vida entre os seus portadores.

Vendo por esse lado, vale comentar que os exercícios físicos são fundamentais para prevenir diversos tipos de doenças crônicas¹ e por causa disso, o ideal é fazer no mínimo de 30 minutos de atividades físicas durante o dia¹.

Outra dica importante para ajudar no controle do diabetes e ajudar o tratamento é cuidar da alimentação. A alimentação correta pode ajudar no controle dos níveis de glicose e no controle de peso, melhorando o metabolismo, diminuindo a possibilidade de ocorrer resistência à insulina¹.

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Quais exercícios físicos são recomendados?

Para as pessoas que têm o diabetes, o recomendado são exercícios de baixa e média intensidade¹. Nesse caso, as atividades que podem ser recomendadas são exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, pedalada e natação com uma frequência de cinco a sete vezes por semana, trazendo diversas vantagens para os diabéticos.

Vantagens dos exercícios físicos

  • melhora do controle glicêmico;
  • prevenção de doenças cardiovasculares;
  • redução de pressão arterial;
  • melhora do perfil lipídico;
  • ajuda no controle de peso;
  • aumento da auto-estima e controle do estresse.

Agora que você já sabe as diversas vantagens que os exercícios físicos podem trazer no tratamento da doença, não esqueça de procurar uma orientação médica antes de começar a praticar qualquer exercício.

Há diversos fatores que devem ser levados em consideração, como intensidade, duração, horário do exercício, estado do controle metabólico, tempo após a última refeição e o tempo de ação da insulina³ para poder praticar o esporte que mais combina com seu estilo de vida. Para ajudar você nessa pesquisa saiba quais são os tipos de diabetes e conheça melhor alguns deles! Até mais!

Referências:

1 - Fernandes, CAM. Junior, NN. Tasca, RS. Pelloso, SM. Cuman, RKN. A importância da associação de dieta e de atividade física na prevenção e controle do Diabetes mellitus tipo 2. Acta Scientiarum. Health Sciences. 2005. [Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHealthSci/article/viewArticle/1427]

2 - Pincinato, EC. Atualização no diagnóstico, classificação e tratamento para o diabetes mellitus. 2003. [Disponível em: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/497]

3 - Zanetti, ML. Mendes, IAC. Análise das dificuldades relacionadas às atividades diárias de crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1: depoimentos de mães. Rev Latino-am Enfermagem 2001, [Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1613/1658]

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