;

fique por dentro

Tosse seca em criança: o que pode ser?

Ao ouvir os seus filhos tossindo, principalmente durante a noite, os pais ficam muito preocupados com a saúde e o bem-estar dos pequenos. De maneira geral, a tosse seca significa algum tipo de infecção das vias aéreas¹ e pode estar relacionado a diversos outros problemas.

Se há um caso de tosse seca em criança da sua família e está procurando por algumas dicas do que pode ser, veio ao lugar certo! Vamos ajudar você a entender melhor sobre esse sintoma incômodo. Continue lendo!

Mas afinal, o que é a tosse seca?

Esta é uma pergunta feita por muitos pais: o que é a tosse seca no meu filho? Por não vir acompanhada de saída de muco das vias aéreas¹, a tosse seca é um jeito do corpo manifestar que algo está errado no aparelho respiratório da criança².

Por causa disso, outro sintoma que acompanha a tosse seca é o chiado no peito. Essa rouquidão que acontece pode significar que realmente a criança está com suas vias aéreas obstruídas¹, mesmo não saindo nada ao tossir.

Mas de maneira geral, esse tipo de tosse não possui indicativos de grandes preocupações para os pequenos pois, na maioria dos casos, a tosse seca está ligada a casos onde a criança está se recuperando de algum resfriado que ela teve recentemente².

A tosse seca pode ser algum outro tipo de problema?

Se a tosse não apresentar junto rouquidão e obstrução do sistema respiratório, pode ser que esse sintoma esteja associado a outro tipo de problema, sim. Há grande probabilidade de não ser nada grave, mas se a tosse seca acontecer no período noturno, pode ser seu filho tenha algum tipo de alergia ou esteja começando a desenvolver uma².

Outro problema que não é muito comum, mas pode estar relacionado à tosse seca nas crianças é a asma². Claro que apenas a tosse não é um diagnóstico para tais problemas, mas são grandes indicadores de que algo não está certo.

Por causa disso, a dica mais importante é sempre ficar de olho na saúde dos pequenos agora que você já sabe o que pode ser a tosse seca do seu filho. E para ter certeza do que o seu filho pode estar sentindo, não deixe de procurar o médico pediatra de sua confiança para ter o diagnóstico correto!

Referências:

1 - Amorim, AJ , Daneluzzi, JC. Prevalência de asma em escolares. Jornal de Pediatria - Vol. 77, Nº3, 2001. [Disponível em http://www.jped.com.br/conteudo/01-77-03-197/port.pdf]

2 - Martins, S, Moura, MC, Neves, AM, Trindade, JC. Tosse em pediatria. Revista Portuguesa de Pneumologia. Vol XIV N.º 4 Julho/Agosto 2008. [Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/pne/v14n4/v14n4a04.pdf]

localize a farmácia mais perto