;

fique por dentro

Quais são os sintomas do diabetes?

Aproximadamente metade dos portadores de diabetes tipo 2 desconhece sua condição, uma vez que a doença é pouco sintomática. O diagnóstico precoce é importante, pois o tratamento evita suas complicações. Quando presentes, os sintomas mais comuns são:

1. Urinar excessivamente, inclusive durante a noite.

2. Sede excessiva.

3. Aumento do apetite.

4. Perda de peso. Nos casos de obesidade, a perda de peso ocorre mesmo quando a pessoa come de maneira excessiva.

5. Cansaço.

6. Vista embaçada ou visão turva.

7. Infecções frequentes, sendo as mais comuns as infecções de pele.

No diabetes tipo 2, esses sintomas, quando presentes, se instalam de maneira gradativa e muitas vezes podem não ser percebidos. Ao contrário, no diabetes tipo 1, os sintomas se instalam rapidamente, especialmente urinar de maneira excessiva, muita sede e emagrecimento. Quando o diagnóstico não é feito aos primeiros sintomas, os portadores de diabetes podem até entrar em coma, ou seja, perder a consciência, uma situação de emergência e grave. Quaisquer que sejam os sintomas, um médico deve ser procurado imediatamente para realização de exames que esclarecerão o diagnóstico.

Bibliografia consultada:

1. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 2014-2015/Sociedade Brasileira de Diabetes; 2015. São Paulo: AC Farmacêutica.

2. American Diabetes Association. Standards of medical care in Diabetes 2015. Diabetes Care. 2015 Jan;38 Suppl:S4

3. (ADA) American Diabetes Association. Diabetes Care 2010; 33(Suppl 1):S11-61.

4. American Association of Clinical Endocrinologists. Endocr Prac. 2007;13:1-68; American Diabetes Association. Standards of medical care in Diabetes 2015. Diabetes Care. 2015 Jan;38 Suppl:S4.

localize a farmácia mais perto