;

fique por dentro

O que é diabetes?

Diabetes é uma doença metabólica que se caracteriza pelo aumento do nível de glicose no sangue (hiperglicemia). Para que funcionem adequadamente, as células precisam de um combustível, que é, justamente, a glicose. Porém, para que a glicose penetre nas células é necessário um hormônio chamado insulina.

Há basicamente três tipos principais de diabetes. São eles:

Diabetes mellitus tipo 1: também conhecido como infanto juvenil ou imunomediado. Neste tipo de diabetes, a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células sofrem o que chamamos de destruição autoimune. Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam de injeções diárias de insulina para manterem as taxas de glicose no sangue em valores normais. Há risco de vida se as doses de insulina não forem dadas diariamente. O diabetes tipo 1, embora ocorra em qualquer idade, é mais comum em crianças, adolescentes e adultos jovens.

Diabetes mellitus tipo 2: corresponde a 90% dos casos de diabetes. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade, embora na atualidade se veja com maior frequência em jovens, em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse da vida urbana. Neste tipo de diabetes, encontra-se a presença de insulina, porém sua ação é dificultada pela obesidade, o que é conhecido como resistência insulínica, uma das causas de hiperglicemia. Por ser pouco sintomático o diabetes, na maioria das vezes, permanece por muitos anos sem diagnóstico e sem tratamento, o que favorece a ocorrência de suas complicações.

Diabetes gestacional: a presença de glicose elevada no sangue durante a gravidez é denominada de diabetes gestacional. Geralmente a glicose no sangue se normaliza após o parto. No entanto, as mulheres que apresentam ou apresentaram diabetes gestacional possuem maior risco de desenvolverem diabetes tipo 2 tardiamente, o mesmo ocorrendo com os filhos.

Bibliografia consultada:

1. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 2014-2015/Sociedade Brasileira de Diabetes; 2015. São Paulo: AC Farmacêutica.

2. American Diabetes Association. Standards of medical care in Diabetes 2015. Diabetes Care. 2015 Jan;38 Suppl:S4

3. (ADA) American Diabetes Association. Diabetes Care 2010; 33(Suppl 1):S11-61.

4. American Association of Clinical Endocrinologists. Endocr Prac. 2007;13:1-68; American Diabetes Association. Standards of medical care in Diabetes 2015. Diabetes Care. 2015 Jan;38 Suppl:S4.

localize a farmácia mais perto