O QUE É O CORONAVÍRUS?

A doença provocada pelo novo coronavírus é denominada oficialmente como COVID-19, sigla em inglês para coronavirus disease 2019 (doença por coronavírus 2019, na tradução). Na maioria das pessoas essa doença causará apenas um resfriado comum, semelhante a uma gripe. Porém, alguns casos podem ser mais graves como, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças crônicas. Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e mais complicações.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

A doença causada pelo coronavírus 2019 (COVID-19) é similar a uma gripe.
Geralmente é uma doença leve ou moderada.

Febre
tosse
dificuldade
para respirar
Outros sintomas possíveis:

- Cansaço;
- Dores no corpo;

- Mal-estar em geral;
- Congestão nasal;

- Corrimento nasal;
- Dor de garganta ou dor no peito.

Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas ou apresentam sintomas quase imperceptíveis.

Quando procurar um médico?

Você deve procurar um médico caso apresente falta de ar além do comum e febre.

Devo interromper meu tratamento?

Apesar dos sintomas, não é recomendado que você interrompa o seu tratamento habitual. A interrupção das medicações pode reativar a sua doença, aumentando ainda mais a vulnerabilidade ao vírus.

Antes de qualquer decisão em relação ao seu tratamento procure o seu médico, ele poderá te auxiliar nesse momento.

COMO SE PREVENIR?

Lave as mãos frequentemente com água e sabão e use antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%, principalmente após tossir ou espirrar, depois de cuidar de pessoas doentes, após ir ao banheiro e antes/depois de comer.

Ao tossir ou espirrar:

- Cubra a boca e o nariz. Use os braços ou lenço descartável. Evite usar as mãos e, se usar, lembre de lavar bem com água e sabão.

- Se usar um lenço, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos em seguida.

- Use, preferencialmente, lenços descartáveis.

Evite ficar em contato próximo a pessoas com febre e tosse. Procure um serviço médico se apresentar sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar.

No momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população em geral. Quem estiver saudável não precisa se preocupar com isso. Mas todos devem sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos. São cuidados simples, importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas.

Atenção

Dia 23 de março iniciou-se a campanha de vacinação contra a gripe, procure o posto de saúde mais próximo à sua residência e proteja-se.

Cuidado com as Fake News. Ainda não há cura para o coronavírus e nenhum medicamento foi recomendado para o tratamento. Procure informações de fontes seguras, como de órgãos públicos locais ou de seu médico de confiança.

Fique em casa! A quarentena ou isolamento social é fundamental para evitar a propagação do vírus e a ocorrência de novas infecções.

World Health Organization. Coronavirus Desease. WHO; 2011 [acesso em 21 nov 2011].
Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019