O que é Asma: Sintomas e Tratamento

Apesar de ser uma doença comum, a asma ainda traz muitas dúvidas para quem convive com ela. Seja você um paciente com asma ou alguém que cuida de uma pessoa com asma, vale a pena conferir o texto a seguir com todas as informações que você precisa saber sobre essa doença.

O que é Asma?

A asma é uma inflamação crônica que afeta as vias aéreas ou brônquios, os “tubos” que levam o ar para dentro dos pulmões. Ela pode ser causada por vários fatores e os seus principais sintomas são gerados quando esses “tubos” ficam inflamados e estreitos, provocando tosse e falta de ar, por exemplo.

Esses sintomas variam durante o dia e, geralmente, ficam piores à noite, ao amanhecer e após a prática de atividades físicas.

Além disso, os sintomas da asma podem mudar bastante ao longo do tempo. Eles podem ficar mais fortes ou mais fracos e, às vezes, até desaparecem. Porém, é importante entender que, mesmo que uma pessoa não apresente sintomas, a asma continua. Afinal, a asma é uma doença que não tem cura, mas tem controle.

Os sintomas da asma

Os principais sintomas que merecem atenção, caso haja a suspeita de que você ou algum familiar ou amigo esteja com asma, são:

asma falta de ar ou dificuldade para respirar 

Falta de ar ou dificuldade para respirar;

 asma respiracao rapida e curta

Respiração rápida e curta;

asma sensacao de aperto no peito

Sensação de aperto no peito;

 asma chiado ou assobio agudo no peito ao respirar

Chiado ou assobio agudo no peito ao respirar;

asma tosse

 Tosse.

As causas da asma

A causa exata da inflamação dos brônquios que gera a asma ainda não é conhecida. O que se sabe é que a doença tem relação com vários fatores que podem ser desde problemas causados pelo contato com substâncias que causam alergia e irritações respiratórias até mesmo questões genéticas, por exemplo, histórico familiar de alergias respiratórias, como a própria asma ou a rinite.

O diagnóstico da asma

Caso você esteja suspeitando que possa ter asma, procure um médico o quanto antes. Na consulta, ele vai avaliar o seu histórico médico, fará o exame clínico e, se necessário, exames mais específicos, como o teste de prova de função pulmonar.

Ele também perguntará sobre o que você sente e tentará entender como os seus sintomas podem fazer parte da doença. O médico pode perguntar se você sente:

asma falta de ar

Falta de ar;

asma chiado no peito

Chiado no peito;

asma cansaco

Cansaço;

asma pessoa tossindo Tosse

Tosse;

asma producao de catarro

Produção de catarro;

asma o horario em que esses sintomas aparecem entre outras questoes

O horário em que esses sintomas aparecem, entre outras questões.

Asma tem cura?

A asma não tem cura, mas tem controle. Mesmo se você deixar de ter algum sintoma da doença, a asma ainda estará presente. Entretanto existem tratamentos que melhoram bastante os sintomas e controlam a doença. Graças a eles, pessoas com asma tratadas podem ter a mesma qualidade de vida de alguém que não tem a doença.

O tratamento da asma

A asma é uma doença variável, por isso, o seu tratamento também deve ser. A asma pode se manifestar de formas diferentes em cada pessoa e, além disso, ela varia ao longo da vida em uma mesma pessoa.

Por exemplo: uma pessoa pode ter asma mais grave na infância, durante a pré-adolescência ter sintomas leves, na fase adulta mantê-la sob controle sem sintomas e, ao ficar mais velha, começar a ter sintomas novamente.

Por esse motivo, o tratamento deve ser individualizado e revisitado com frequência, ou seja, o que serve para um asmático naquele momento pode não ser o melhor tratamento para outro.

Além disso, um mesmo tratamento que vinha dando certo pode precisar que a sua dose seja modificada caso aconteça alguma alteração na doença (como os sintomas ficarem mais fortes, por exemplo). Portanto, é muito importante que o tratamento da asma seja sempre orientado pelo seu médico.

Atualmente, a asma pode ser tratada com duas estratégias diferentes: o tratamento de manutenção e o tratamento de crise.

 asma tratamento de manutencao

Tratamento de manutenção: o objetivo é manter os sintomas controlados, evitando que eles se agravem. Para isso, a pessoa asmática toma uma medicação chamada controladora (geralmente anti-inflamatórios), que serve para prevenir o aparecimento dos sintomas e evitar as crises de asma. Além disso, também é importante evitar situações cotidianas que possam causar essas crises (ter contato com substâncias que gerem alergia, por exemplo).

 asma tratamento de crise

Tratamento de crise: o objetivo é, justamente, resolver as crises de asma e, assim, evitar situações mais graves. Para isso, a pessoa com asma deve utilizar a medicação de alívio (também chamada de medicação de resgate) para aliviar os sintomas da crise e, em casos mais graves, procurar um médico ou até mesmo uma internação hospitalar.

O mais importante quando estamos falando de tratamento de asma é seguir as recomendações do seu médico e nunca parar de usar os medicamentos indicados sem a orientação dele. Mesmo se você estiver sentindo melhora, ok?

Sua atitude faz toda a diferença na eficácia do tratamento e na sua qualidade de vida, para que você possa fazer o que desejar sem perder o ar. Conte com o Saúde Fácil para apoiar essa trajetória e trazer mais conteúdos importantes para você!

Bibliografia consultada:

1. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Asma [Internet]. 2016 [acesso em 12 Jul 2016]. Disponível em: http://sbpt.org.br/espaco-saude-respiratoria-asma/ .

2. Stirbulovd R. Diretrizes Brasileiras Para O Manejo Da Asma [Internet]. J Bras Pneumol. 2006 [acesso em 12 Jul 2016]. Disponível em: http://www.aipro.info/drive/File/170.PDF/ .

Avaliação do Post