DPOC e fisioterapia respiratória

Se você foi diagnosticado com DPOC saiba que a fisioterapia respiratória pode ser uma grande aliada do seu tratamento.

Quando uma pessoa é diagnosticada com DPOC, muitas dúvidas podem surgir. Afinal, naquele primeiro momento, tudo pode ser um pouco assustador.

Fique tranquilo, existem diversas opções de tratamento que buscam diminuir os sintomas e retardar esse avanço, oferecendo mais qualidade de vida e bem-estar.

Para ajudá-lo a entender melhor, vamos falar sobre a relação da fisioterapia respiratória e a DPOC. Primeiro, vamos esclarecer o que é DPOC.

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, também conhecida como DPOC, é uma doença respiratória que tem maior prevalência entre os idosos e vai se agravando com o passar do tempo.

Além de afetar a capacidade pulmonar e a respiração como um todo, ela também prejudica a qualidade de vida dos pacientes, que sofrem com a fraqueza muscular e perda do condicionamento físico.

É por isso que, aliado ao tratamento recomendado pelo médico, muitas vezes, indica-se a prática de fisioterapia. São vários exercícios e atividades que podem ajudar na reabilitação respiratória e física do paciente.

 Confira mais detalhes sobre a fisioterapia respiratória!

Fisioterapia respiratória no tratamento da DPOC

Entre os diversos sintomas que acompanham a DPOC, estão a dispneia (falta de ar), tosse, secreção (catarro) e infecções respiratórias.

Como consequência disso, pessoas com DPOC frequentemente sofrem com o descondicionamento físico, fraqueza muscular, perda de peso e desnutrição. O que, muitas vezes, acaba limitando a prática de atividades físicas.

Todos esses fatores contribuem para que um paciente com DPOC seja indicado para a fisioterapia, prática em que será desenvolvido um plano de tratamento personalizado, em comum acordo entre o seu médico e o fisioterapeuta. Em geral, os objetivos da fisioterapia respiratória são:[1]

reduzir a dificuldade para respirar (dispneia)

reduzir a dificuldade para respirar (dispneia);

melhorar a capacidade de realizar exercícios físicos

melhorar a capacidade de realizar exercícios físicos;

melhorar a higiene brônquica (limpeza das vias aéreas)

melhorar a higiene brônquica (limpeza das vias aéreas);

aumentar o conhecimento e autocuidado do paciente

aumentar o conhecimento e autocuidado do paciente;

Quer conferir mais detalhes sobre como utilizar os exercícios físicos como aliado ao seu tratamento para DPOC? Então confira a matéria especial do Fique por Dentro sobre DPOC e exercícios físicos!

Quem pode fazer fisioterapia respiratória

São pacientes potenciais para a fisioterapia as pessoas que sofrem com os sintomas da DPOC e veem sua qualidade de vida diminuída em função da doença. Principalmente aqueles que são limitados pela redução da performance em atividades físicas e sofrem com a fraqueza muscular.

Os tipos de tratamentos usados na fisioterapia variam de paciente para paciente, levando em consideração a evolução da doença e a resposta à prática de exercícios. Mas, em geral, podem ser recomendados:

melhorar a higiene brônquica (limpeza das vias aéreas)
Exercícios físicos: como treinamentos de endurance, intervalado, treino de força e muscular respiratório. O objetivo é melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e muscular e a flexibilidade.

 Exercícios respiratórios té
Exercícios respiratórios: técnicas que podem ajudar a melhorar a função respiratória, como expirar, respirar profunda e lentamente, terapia de relaxamento, entre outros.

Técnicas de higiene brônquica
Técnicas de higiene brônquica: práticas que o paciente pode usar no seu dia a dia para desobstruir as vias aéreas, capacitando e encorajando a uma vida mais independente.

Pronto, agora você já sabe os benefícios que podem vir da relação entre DPOC e fisioterapia respiratória.

Caso você queira adotar a fisioterapia para o seu tratamento de DPOC, converse com o seu médico e confira se o seu caso se enquadra nos requisitos da fisioterapia.

Lembre-se que apenas um profissional poderá indicar um bom plano de tratamento para efetivar a sua reabilitação respiratória e muscular, garantindo ainda mais qualidade de vida!

Conte com o Programa Saúde Fácil para oferecer suporte durante essa caminhada contra a DPOC!

 

Referências:
1. Langer, D; et al. Guia para prática clínica: Fisioterapia em pacientes com Doença Pulmonar
Obstrutiva Crônica (DPOC). Rev Bras Fisioter. 2009. [Disponível em:
http://www.redalyc.org/html/2350/235016469011/]

Avaliação do Post